Sócrates respondeu a Louçã com o microfone fechado que: "Manso é a tua tia, pá!" Teria mais piada se o tivesse feito respondendo em tom formal, com o microfone aberto para todos o poderem ouvir. Assim, sim. Provavelmente teríamos agora a demissão de um primeiro ministro, tal como aconteceu num passado recente com um dos seus ministros que decidiu colocar os corninhos ao Sol. Acreditam? Claro que não! A diferença está apenas numa ténue nuance: Um mexeu os dedinhos, outro mexeu os labiozinhos. A intenção era a mesma.
Mas já que falamos de mansos, importa dizer que o maior de todos, esta semana, foi claramente o presidente da república. Foi insultado por duas vezes pelo seu homólogo Checo, ele e o povo Português. Não teve a dignidade de defender o que é seu, de se defender, respondendo diplomaticamente, como um economista, quando se precisava de um "¿Por qué no te callas?".
Já foram destruídas as escutas entre Vara e Sócrates. O resultado está à vista: O presidente Cavaco ficou retido junto do seu agressor intelectual Checo porque as cinzas desse material digital invadiu por completo o espaço aéreo Europeu. Neste momento é preciso ter calma... ser manso, portanto, e aguardar por melhores dias.